Comissão Própria de Avaliação CPA

A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino  Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP dentro dos parâmetros determinados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, obedecidas as seguintes diretrizes (Art. 11).

• constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária eda sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
  • atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A Faculdade Vale do Gorutuba – FAVAG instituiu a sua primeira CPAFAVAG pela Portaria do Diretor nº 001/ 04 de 13 de janeiro de 2004. A CPAFAVAG é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.

Destaca-se a importância dos processos de avaliação interna,  fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.

Nesse projeto, a partir das experiências vividas pela CPAFAVAG ao longo desse quatorze anos, atualiza-se os procedimentos usados para a efetivação da avaliação interna da FAVAG.

ACESSE AQUI O PROJETO NA ÍNTEGRA:

ESTATUTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO 01