Estrutura

ESPAÇO FAVAG 4.0

O espaço FAVAG 4.0, criado na instituição em 2018, faz alusão à Indústria 4.0, na qual estamos inseridos hoje. Ele é composto por: Favag Lab, Space Desruptivo, Favag Sprint, Salão Tiborna e salas de aula flexíveis. A Indústria 4.0 engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Nosso objetivo, com este espaço, é introduzir esta cultura ao cotidiano dos alunos, na teoria e, sobretudo, na prática. Para isto, dispomos desta estrutura física, aberta integralmente a todos os acadêmicos.

FabLab: Laboratório com máquinas de corte laser, impressoras laser e 3D. Os equipamentos foram agregados ao campus para proporcionar, aos acadêmicos, uma nova gama de demonstração dos seus resultados/protótipos de trabalhos. Nosso FabLab é utilizado por todos os cursos da instituição, na confecção de maquetes, elementos de estudo e objetos personalizados, peças gráficas e, até mesmo, como auxílio em projetos pessoais de alunos. Os usuários recebem apoio técnico e instrução, de forma integral, durante a utilização das máquinas. Na Semana Integrada da FAVAG, em 2018, ofertamos, também, para acadêmicos e colaboradores da instituição, um curso de operação das máquinas.

Space Disruptivo: Espaço criado para que nossos acadêmicos possam ter momentos de lazer, relaxamento e socialização, em meio ao atribulado cotidiano de trabalhos. A sala é composta por um espaço de instrumentos musicais, jogos (mesa de sinuca, futebol de mesa e ping pong), além de uma área externa com redário e área de camping.

Favag Sprint: A FAVAG Sprint é uma incubadora de Startups que assiste a empresa desde sua ideia inicial, em processo de crescimento ou de validação, de acordo com a jornada do empreendedor e seus meios de desenvolvimento, assessorando-a de forma personalizada até que ela esteja atuante no mercado. O setor também medeia e estreita laços com instituições que impulsionam a área, como o Sebrae, utilizando o espaço co-working, que une interesses e propósitos para um resultado eficaz. O setor tem obtido resultados consideráveis em meio ao empreendedorismo de Nova Porteirinha e de toda a região, promovendo mudanças nos sistemas econômico, tecnológico, cultural e educacional do Norte de Minas Gerais. Desde o lançamento, no segundo semestre de 2018, até o mês de abril de 2019 (último relatório gerado), obteve mais de 115 ideias de empresas cadastradas, por acadêmicos, colaboradores e professores da FAVAG, além do público externo. O espaço e o apoio são abertos a toda a comunidade.
Dentre as conquistas da FAVAG Sprint, podemos citar a participação no Agita Norte de Minas 2018, promovido pelo Sebrae. Dentre os inscritos, em todo o Norte de Minas, foram escolhidas dez startups a serem pré-aceleradas e, dentre as selecionadas, seis são assistidas pela FAVAG SPRINT, com uma grande variedade de cursos envolvidos. São elas: Nursing Online – Equipe de Enfermagem; Partner – Equipe de Arquitetura e Urbanismo; A.C. – Equipe de Arquitetura e Urbanismo; Paint – Equipe de Administração; Solares – Equipe de Direito e Frame – Equipe de Direito.

Salas de aula flexíveis: As salas de aula flexíveis fazem parte de inspirações captadas nas maiores universidades do mundo. As salas são compostas por retroprojetores de última geração, lousa móvel e carteiras móveis, com formas geométricas que se juntam e formam diferentes propostas de interação/aulas em grupo. Há também um espaço com carpete, estofados e redes, dos quais os acadêmicos podem assistir às aulas em uma perspectiva e experiência diferenciada.

Salão Tiborna: O Salão Tiborna funciona como um auditório dentro da instituição, com um design contemporâneo, projetor e acústica trabalhada, tudo para que os acadêmicos tenham uma experiência proveitosa no espaço. Com capacidade para 140 pessoas, já foi palco para seminários, palestras, apresentações de trabalho de conclusão de curso, colação de grau, reuniões e, também, funciona como uma espécie de cinema, onde os professores têm acesso para enriquecer o conteúdo de suas aulas.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA