VIII SEMANA DE ENFERMAGEM DA FAVAG DISCUTE SAÚDE DO CORPO, DA MENTE E DA ALMA

Na última semana, o curso de enfermagem da FAVAG promoveu a “VIII Semana de Enfermagem FAVAG”, com o tema “Assistindo a pessoa em sua integralidade: corpo, mente e alma”, escolhido para nortear as discussões. “A proposta é estarmos juntas durante uma semana, pensando, aprendendo e compreendendo que o ser humano é sempre completo, mesmo em face ao estado de adoecimento. Assim, a mudança de nosso olhar e de nossas atitudes ao tratar e acolher as pessoas (pretensos “pacientes”) se torna prioridade. É a ciência da emoção; corpo, mente e espírito totalizam o homem integral”, explica uma das coordenadoras do evento, Silvana Magda Ferreira de Oliveira.

O evento teve abertura na terça-feira, 09 de maio, no Centro Cultural Marly Sarney, e contou com uma apresentação artística do Ballet Essência, o workshop “Mente Sã, Corpo São” com a psicóloga Mariana Meirelles e a palestra “Relato de Experiência: Contribuições da pesquisa na trajetória acadêmica”, ministrada pelo aluno do 9º período de Enfermagem, Roberto Allan Silva.

Na quarta-feira, 10 de maio, o prédio I da FAVAG foi o cenário escolhido para a tradicional “Feira de Ciências e Saúde”, promovida pelos acadêmicos e aberta ao público. Em suas respectivas salas de aula e espaço externo do campus, as turmas expuseram projetos acadêmicos e promoveram ações de interação com os visitantes, como a exibição de documentários e atividades teatrais. Na Feira os acadêmicos abordaram os mais distintos temas, como: doenças sexualmente transmissíveis, síndromes e transtornos psicológicos e desenvolvimento embrionário.

“A Feira de Ciências e Saúde da FAVAG representa a oportunidade de colocar em prática o cuidado da Enfermagem, que aprendemos em sala de aula, além da busca por novos conhecimentos e transmiti-los para a sociedade”, comenta a aluna do 7º período de Enfermagem, Joyce Tatiane.

Nos dias 11 e 12 de maio, a programação foi voltada exclusivamente para os acadêmicos de Enfermagem da FAVAG, que participaram dos minicursos ofertados nas salas de aula, nos quais abordaram temas como: “Introdução ao REIKI”, “Nutracêuticos na prática” e “Medicação Endovenosa e Cálculo de Medicamentos”.

O encerramento aconteceu no sábado, 13 de Maio, na praia “Copo Sujo”, localizada em Janaúba-MG, com o tema “Vivendo as práticas integrativas e complementares”. O evento foi aberto ao público e teve como objetivo promover algumas das atividades que auxiliam na saúde do corpo, da mente e da alma, como: a prática da yoga e da meditação, a auriculoterapia e brincadeiras de rua. Durante o evento foram disponibilizados lanche e almoço saudáveis para os visitantes, e para fechar o evento a organização promoveu um luau musical, edição especial sunset, com direito à adereços de temática havaiana.

img 4072 img 4078 img 4085

img 4090 img 4099 img 4121

img 4134 img 4146 img 4158

img 4197 img 4206 img 4236