Acadêmicos do 1º período de Direito da FAVAG participam de júri simulado

Nos dias 19/05 e 24/05, os acadêmicos do 1º período, matutino e noturno, do curso de Direito da FAVAG participaram de um júri simulado, desenvolvido para a disciplina de Introdução ao estudo do Direito, ministrada pela professora Cláudia Mendes. O evento ocorreu na sala multimídia do prédio II da FAVAG.

A iniciativa fez parte de um projeto desenvolvido em sala com a obra “O caso dos exploradores de caverna”, escrita pelo jusfilósofo Lon L. Fuller. Fuller propõe o estudo de um caso fictício para ensinar as principais linhas de pensamento jurisprudenciais em voga no final dos anos 1940, nos Estados Unidos, contexto em que a obra foi escrita. Mais de meio século depois, o título continua pertinente às esferas dos sistemas jurídicos. A obra, além de ilustrar as diferentes escolas de jurisprudência, estimula a reflexão crítica em julgamento de casos difíceis, impasses éticos e conflitos interpretativos da lei.

A atividade desenvolvida com os acadêmicos dividiu-se em etapas. Inicialmente os alunos leram a obra “O caso dos exploradores da caverna” e participaram de uma discussão sobre o tema em sala de aula. Posteriormente, assistiram a uma sessão do tribunal do júri, durante visita ao fórum de Janaúba, para entender o seu funcionamento na prática. E para finalizar, a professora Cláudia Mendes propôs a simulação de um júri referente ao livro estudado.

De acordo com a professora Cláudia Mendes, o trabalho proporcionou além da vivência no mundo jurídico, o desenvolvimento do gosto pela leitura e aprimoramento da escrita, que são competências fundamentais no curso de Direito.

debate1 debate2

debate3 debate4