Font Size

Cpanel

Enfermagem

CURSO

ENFERMAGEM.

 

BASE LEGAL (PORTARIA)

O Curso de Graduação em Enfermagem da FAVAG foi autorizado pela Portaria 1.617 de 12 de novembro de 2009, publicado no DOU seção 01, pág. 10 a 13, em 13 de novembro de 2009, e está fundamentado na Resolução do CNE/CES nº 03 de 07/11/2001 que institui as Diretrizes Curriculares.

 

O CURSO (breve relato sobre o curso)

O Curso de Enfermagem da FAVAG teve início no ano de 2010. A matriz curricular foi concebida no projeto inicial tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso. No decorrer do curso algumas alterações foram realizadas, as disciplinas foram dispostas em Núcleos Temáticos e foi inserido, dentro dos Núcleos, o Trabalho de Integração FAVAG Comunidade -TIFAC levando em consideração a necessidade de integrar o acadêmico na comunidade desde o início do curso, colocando-o em contato com a realidade e sua problemática. Foram inseridas também as disciplinas que abordam as Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente atendendo à exigência da legislação. Todas as mudanças foram discutidas e propostas pelo Núcleo Docente Estruturante e, após consolidadas, foram aprovadas pela Coordenadoria de curso e pelo Conselho Superior de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSUADEPE. A nova matriz curricular atende ao perfil do egresso e aos objetivos do curso com um dimensionamento de carga horária que permite o desenvolvimento dos temas propostos em cada disciplina. As disciplinas optativas permitem diversificar a oferta de conteúdos, visando ampliar alguma área de conhecimento, garantindo maior flexibilização do percurso de formação, flexibilidade essa que é garantida também pela nucleação e pelo trabalho integrador. O núcleo temático e o trabalho integrador estimulam a interdisciplinaridade, além de permitir o desenvolvimento da extensão e da pesquisa articuladas ao ensino. A prática é articulada à teoria tanto nos laboratórios de ensino como nas unidades de atenção primária à saúde e hospitalares, através do ensino clínico, do estágio supervisionado, além de espaços diversos propiciados pelas visitas como, por exemplo, em asilos, creches, CAPS e centros de acolhimento de menores. No quadro abaixo as informações sobre a estrutura do curso.

 

COMPETÊNCIAS (DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES)

O curso proposto tem por objetivo dotar o Enfermeiro dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais de acordo com a Res. CNE/CES nº 3/2001:

I - Atenção à saúde
II - Tomada de decisões
III – Comunicação
IV – Liderança
V - Administração e gerenciamento
VI - Educação permanente

MISSÃO

Formar enfermeiros com elevada competência técnico-científica e política, favorecendo uma atuação interdisciplinar e sistematizada para a qualidade da assistência de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O enfermeiro possui quatro grandes campos de atuação: ensino, pesquisa, atenção à saúde e a gestão.

ENSINO: O enfermeiro atua no exercício da docência em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas.

PESQUISA: O enfermeiro pesquisador desenvolve estudos científicos nas instituições de ensino, em grupos de pesquisa, orientação de projetos de pesquisa e integra o corpo editorial de revistas. Nas instituições de saúde, lida com pesquisa clínica e estudos de evidência científica em enfermagem.

ATENÇÃO A SAÚDE: A atuação do enfermeiro se dá no âmbito da promoção, da prevenção de riscos e danos, da assistência e da recuperação, no contexto individual e na coletividade, nos três níveis de complexidade da atenção a saúde.

GESTÃO: O enfermeiro coordena os processos de trabalho para a área do cuidado, a fim de garantir o funcionamento e qualidade dos serviços de saúde.

 

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Enfermagem da FAVAG deverá apresentar o seguinte perfil: generalista, capacitado para atuar na coordenação do processo de trabalho da enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações que envolvam o cuidado, a educação, a gestão e a pesquisa relacionada ao cuidado e promoção da saúde junto ao indivíduo, à família e à coletividade. Deverá considerar o perfil epidemiológico da população, a legislação em vigor e as instituições onde as ações são desenvolvidas. Deve comprometer-se ética e politicamente com a valorização e a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente, fundamentando-se no exercício da cidadania, atendendo às necessidades de saúde do ser humano no seu contexto bio-psico-sócio-cultural. Deve também ter competência técnico-científica favorecendo uma atuação interdisciplinar e sistematizada, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde. O Curso deve oferecer oportunidades para que o futuro profissional desenvolva suas atividades de forma crítico-reflexiva, mantendo-se atento às inovações da profissão e do mercado de trabalho e participando da construção do conhecimento, por meio da produção, utilização e divulgação de pesquisas. Deve aprender a aprender de forma contínua, interagindo e analisando criticamente informações de diferentes fontes, transformando-as em ações que, após reflexão, redirecionarão a produção de novos conhecimentos. Sua ação deverá, na perspectiva da integralidade, qualidade, humanização, eficiência e resolutividade do atendimento, conduzir-se pelo senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e com o sistema de saúde.

 

DURAÇÃO DO CURSO

05 anos (10 períodos)

 

PESQUISA E EXTENSÃO

Submissão de Trabalhos Científicos 01/2013. Baixe o edital e saiba mais!
Edital de monitoria do Curso de Enfermagem - clique aqui
Faça o download dos arquivos: Manual de Estágio  -  Manual TIFAC

extensao

 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

GRADE CURRICULAR:  ENFERMAGEM Ing.2012   |   ENFERMAGEM Ing.2013   |    ENFERMAGEM Ing.2014   |   ENFERMAGEM Ing.2015   |   ENFERMAGEM Ing.2017-01

bt gradecurricularbt forumcurso

CORPO DOCENTE 2017/01

enf

 HORÁRIO DE ATENDIMENTO - Coordenção de Enfermagem
Dias: segunda-feira a quinta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Prédio I

Resultado Edital de Monitoria SET/2017.
Clique para fazer o download.

 

 .

Mídias

Curta a página da FAVAG no Facebook e fique por dentro das novidades!

redes

Links Úteis

Segue abaixo alguns links úteis para a comunidade acadêmica em geral.

comut

Contato

Av. Tancredo Neves, 302, Centro,
Nova Porteirinha/MG - Ver Mapa

  • Tel: (38) 3834-1027 / 1021 / 1522 / (38) 9232.7877 tim
  • Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • URL: www.favag.edu.br