Metas

As diretrizes gerais ou metas que deverão nortear os rumos da FAVAG no período 2009 – 2013 são as seguintes:

I.    Consolidar a FAVAG como Instituição de Ensino Superior comprometida com a Integração e transformação Regional

A FAVAG compreende e reforça seu compromisso com a Microrregião da Serra Geral e seu desenvolvimento. Para tanto, conduzirá suas ações para a efetiva integração dos municípios que compõem a região, com o firme propósito de buscar a transformação da realidade regional para melhor.

Por integração regional compreende-se a participação na articulação dos diversos atores sociais da região em torno de eixos de desenvolvimento específicos e o reforço da educação como ponto comum entre os diferentes interesses que povoam os municípios da sua área de atuação. Por transformação da realidade regional compreende-se o foco na busca da reversão do quadro de exclusão e depressão que caracteriza a maioria da região, a partir do ensino, pesquisa e extensão.

II.    Ampliar a integração da Faculdade com a Comunidade

A partir de um relacionamento que nasceu com sucesso, a FAVAG se propõe a ampliar esta relação reforçando seu compromisso de estar sempre junto da comunidade e ampliar esta integração tornando-se mais aberta e atenta aos anseios da comunidade. A extensão será reforçada como instrumento de efetiva integração da FAVAG com a comunidade.

III.    Consolidar a FAVAG como Instituição de Ensino Superior comprometida com a qualidade do ensino

Resultado do seu compromisso com a qualidade, a FAVAG, nos seus primeiro cinco anos, conquistou um espaço de destaque na região, e já recebeu prêmios internacionais. No seu primeiro IGC, já se coloca no topo como a melhor IES do Norte de Minas Gerais na área de Serviço Social, curso que fechou o ciclo do ENADE. As ações nestes próximos cinco anos precisam dar sustentação ao processo de crescimento da Faculdade preparando-a para o seu futuro, como instituição isolada de ensino superior sediada em uma região deprimida, mas, potencialmente rica. Neste sentido, preparar o futuro significa a adoção de procedimentos, práticas e estrutura que viabilizem a excelência na prestação dos serviços do ensino e das demais atividades correlatas, apontando para o ajuste organizacional e o fortalecimento das ações e recursos necessários à garantia da qualidade dos serviços de ensino na graduação.

Dessa forma, uma nova estrutura que preserve as qualidades da instituição e, ao mesmo tempo, aumente sua capacidade de resposta diante dos novos e crescentes desafios, necessita incorporar e desenvolver, em seu meio, a tecnologia administrativa, a administração estratégica e a gestão da qualidade. Sugere ainda uma clara reflexão sobre as relações dos atores nela envolvidos, a flexibilidade organizacional, a inovação e o estímulo aos colaboradores que favoreçam a adesão e encorajem a iniciativa. Este enfoque aponta para mudanças de atitudes e desenvolvimento interpessoal na construção de um novo modelo de trabalho.