Iniciação Científica

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O que é a Iniciação Científica: A iniciação científica é uma atividade de pesquisa. Objetiva despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação,  que, orientados por pesquisador qualificado, adquirem aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, sendo estimulados ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa (RN-CNPq n.º 17/2006).

Quem pode participar: Qualquer estudante regularmente matriculado em algum curso na FAVAG, que queira desenvolver uma pesquisa em algum tema pode participar da Iniciação Científica.

Como participar: Inicialmente é necessário procurar um professor do curso que tenha disponibilidade para orientar e que domine o tema que você tenha interesse em trabalhar. Ele será seu professor orientador, e irá ajuda-lo a pensar o projeto e conduzir a correta iniciação científica, mostrando como realizar a pesquisa, sendo seu tutor em todos as etapas da pesquisa científica.

Depois do projeto construído, basta cadastrar na Coordenação de Iniciação Científica da FAVAG, desenvolver a pesquisa, escrever o artigo científico com os resultados e encaminhar para Coordenação de Iniciação Científica da FAVAG, que emitirá o certificado de participação na iniciação científica.

Como concorrer à bolsa de iniciação científica: É divulgado anualmente o edital de iniciação científica na FAVAG, nos meses de novembro/dezembro, com  seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (PROIBIC/FAVAG), onde o aluno pode concorrer a bolsas de iniciação científica, juntamente com o professor. O processo é avaliado por uma comissão avaliadora, e obtendo a bolsa aluno e professor serão contemplados com bolsas para desenvolver a pesquisa.

Caso não recebe a bolsa o projeto pode ser desenvolvido, desde que com a concordância do orientador, sendo enquadrado no Programa Voluntário de Iniciação Científica. Atendidas as exigências do edital, serão certificados como os demais.

Quais os benefícios para quem participa de pesquisa científica: os alunos envolvidos em pesquisa científica, além de ampliar seus conhecimentos na área de formação, serão mais organizados e desenvolverão habilidades como a comunicação, escrita científica, busca de informação, desenvolvimento de senso crítico, maior capacidade de compreensão dos fatos, autonomia no processo de construção do conhecimento. Também terão compreensão do universo da pesquisa científica em sua área de atuação, além de desenvolver o seu currículo Lattes, ampliando suas chances de ingressar em cursos de pós-graduação.

>Edital de Iniciação Científica 2019

>>Resultado Edital de Iniciação Científica 2019

>Modelos para Iniciação Científica

>>Ficha de Inscrição Discente 

>>Ficha de Inscrição Professor

>>Termo de compromisso do Orientador

>>Termo de compromisso do Estudante