PINT OF SCIENCE 2019 | JANAÚBA – CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DO EVENTO

Engana-se quem pensa que a ciência está apenas no laboratório ou nas salas de aula; com o Pint Of Science ela chega até a mesa do bar. Sim, você leu corretamente. Bar e ciência compõem a fórmula de sucesso!

Pint Of Science, traduzido do inglês como “Caneca de Ciência”, ocorre anualmente em 24 países, com o objetivo de derrubar as fronteiras entre o cientista e a sociedade. O festival estabelece um canal direto de conversa entre ambos: a mesa do bar. Desta forma, mais descontraída, os participantes aprendem e debatem sobre a infinidade de temas e avanços que a ciência proporciona.

Este ano, o evento ocorreu, em todo o Brasil, nos dias 20, 21 e 22 de Maio. Em Janaúba/MG, o Pint Of Science foi promovido pelas instituições de ensino superior: Faculdade Vale do Gorutuba – FAVAG, Universidade Federal dos vales dos Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Cada instituição trouxe cientistas e pesquisadores que se apresentaram nos locais escolhidos para sediar, simultaneamente, o evento – a Churrascaria E Restaurante Empório e o Claudius Churrascaria E Pizzaria. A edição teve recorde de público, registrando mais de 1500 participantes ao longo dos três dias.

Confira as palestras que compuseram a programação do evento:

• O uso de insetos para alimentação – um devaneio ou realidade?, com Diego Vicente, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG;
  • O capim milagroso para o semiárido existe?, com Virgílio Mesquita Gomes, da UNIMONTES;
  • A ciência dos materiais na indústria 4.0: desafios e possibilidades de avanços tecnológicos, com Rodrigo Santiago Coelho, do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia – CIMATEC;
  • O uso de tecnologias a plasma na engenharia de superfícies, com Haroldo Cavalcanti Pinto, da Universidade de São Paulo – USP;
  • É junto dos bão que a gente fica mió, com Denise Alvarenga, da CARDUME;
  • Não é magia, é tecnologia, com Paulo Alvarenga, da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI;
  • Fótons e criptografia quântica, com Bárbara Lopes Amaral, da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ;
  • O engenheiro de minas no mercado de trabalho moderno e principais serviços ofertados na região norte de Minas, com Bruna Ferreira Campos, da UFMG;
  • A relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o aumento da chance de transmissão da dengue, com Silas Silva Santana, da UFVJM;
  • Monazitas ao resgate! Uma análise isotópica e de elementos terra rara para desvendar a evolução das cadeias de montanha, com Leonardo Alkmin, da UFVJM;
  • Química do vinho, com Anielli Lemes, da UFVJM;
  • As ciências sociais na era dos radicalismos: ciência ou obscuridade?, com Elton Dias Xavier, da UNIMONTES.

Confira alguns dos melhores momentos:

Fotos: Ascom Favag e Wildo Souza