PERGUNTAS FREQUENTES

Se você está devidamente matriculado na secretaria, deve apresentar-se no balcão de atendimento da biblioteca para cadastrar a biometria e uma senha de seis (6) dígitos que será utilizada para a renovação dos materiais na web.

Atenção: Manter o e-mail atualizado! A comunicação da biblioteca será sempre via e-mail.

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos matriculados, porém você poderá utilizar os espaços da biblioteca para estudos, pesquisas e consultas.

Você pode consultar o catálogo através da página: http://pergamum.favag.com.br/pergamum/biblioteca/

Pode pesquisar por título, autor, e assuntos para localizar as obras que fazem parte de nosso acervo. Na página principal de nosso site na internet: “Consulta ao Acervo”, digite as palavras-chave que representam a sua busca e clique no botão “Pesquisar”. Clique sobre o título de seu interesse para ver a descrição completa da obra. Clique no botão “Exemplares” para saber sobre sua localização e disponibilidade ou clique no endereço eletrônico para ter acesso ao seu conteúdo, caso esteja disponível.

Não. O usuário deve devolver o item, pagar o débito e, caso não haja reserva, fazer um novo empréstimo.

As obras em atraso não podem ser renovadas via web.  A multa pelo atraso é irrevogável.

O usuário deve comparecer à biblioteca com os livros em mãos para a devolução e pagamento da multa, uma vez que o sistema não renova livro em atraso.

Pela web até três (3) vezes, desde que não exista reserva da obra. No balcão de atendimento você consegue renovar quantas vezes desejar, desde que não exista reserva por parte de outro usuário.

Não. Só poderão ser reservados os títulos que estiverem em situação de "Emprestado" no sistema.

Alunos da graduação, pós-graduação e funcionários: quatro (4) dias a contar da data em que se retirou o material da biblioteca.

Professores: quinze (15) dias a contar da data em que se retirou o material da biblioteca.

Sim. O sistema envia automaticamente, um aviso de vencimento do prazo de empréstimo aos usuários com e-mail cadastrado, porém lembramos que, o não recebimento desse aviso não isenta os usuários das penalidades pelo atraso.

Alunos da graduação, pós-graduação e funcionários podem retirar até três (3) itens.

Professores podem retirar até seis (6) itens.

Não.

A partir da nossa página www.favag.edu.br no link da “Biblioteca” ou pelos terminais de consulta na biblioteca, clique em “Meu Pergamum”, depois digite seu CPF, digite sua senha e clique em “Acessar”. Selecione “Renovação”, marque cada item a ser renovado e clique, então, no botão “Renovar”. Verifique as novas datas de devolução e envie por e-mail o recibo para não esquecer os novos prazos. Ou a partir da nossa página “Versão Mobile”, diretamente através dos seus dispositivos móveis, com acesso a internet (celular ou tablet). Acesse o link: http://pergamum.favag.com.br/pergamum/mobile/index.php.

Atenção: A justificativa de atraso na entrega de material, por impossibilidade de acesso à renovação do empréstimo online, não é aceita pela biblioteca. Em caso de impossibilidade de acesso online, o usuário deve fazer a renovação pessoalmente no balcão da biblioteca.

Sim, os livros com atraso estão sujeitos à cobrança de multa de R$1,00 (um real) por dia e por item.

Você pode reservar um livro a partir da nossa página na internet http://www.favag.edu.br ou pelos terminais de consulta na biblioteca. No link “Biblioteca”, veja consulta ao “Acervo”, digite as palavras-chave que representam a sua busca e clique no botão “Pesquisar”. Clique sobre o título de seu interesse para ver a descrição completa da obra. Clique no botão “Exemplares” para saber sobre sua disponibilidade. Caso o livro esteja como todos os exemplares emprestados, clique no ícone “Reserva”. Digite seu CPF, digite sua senha e clique em “Confirmar”. Verifique se aparece a mensagem Reserva concluída.

 

O sistema não efetua reserva de material disponível, a reserva só é permitida para materiais que estejam emprestados.

A disponibilidade da reserva terá o prazo de vinte e quatro horas (24 h) contadas a partir da data de devolução da obra, após esse prazo, a reserva será cancelada.

Caso o material não seja procurado dentro desse prazo, a reserva será anulada e transferido o direito de reserva ao próximo da lista de solicitação.

 

Atenção: Será avisado via e-mail da chegada da obra na biblioteca.

Cabe ao usuário a responsabilidade de verificar, se a obra reservada por ele está disponível.

Comunicar imediatamente o fato à biblioteca que informará ao usuário sobre as providências de reposição.

Em quaisquer circunstâncias, nos casos de extravio, perda ou dano do material emprestado, o usuário deverá restituir a biblioteca outro exemplar da mesma obra de edição igual ou atualizada.

Será cobrada multa até o dia do aviso de perda ou extravio, o prazo para reposição ou substituição do material é de trinta (30) dias.

Nos casos de comprovada impossibilidade, a restituição será feita por meio de outra obra e de igual valor, indicada pela bibliotecária.

Podem se cadastrar:

alunos graduação e pós-graduação estando matriculados na secretaria;

funcionários e professores em atividade: devidamente cadastrados no setor de Recursos Humanos da instituição.

Período letivo: Segunda-feira a Sexta-feira das 7:00hs às 22:30hs.

Atenção: empréstimos e devoluções estarão disponíveis até 22h20, de segunda-feira a sexta-feira.

 

Período das férias: Segunda-feira a Sexta-feira das 7:00hs às 11:00 hs / 13:00hs às 17:00hs

Sim, é possível. A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite obter de outras bibliotecas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de congressos não existentes no acervo da biblioteca da FAVAG. É destinada ao atendimento a alunos professores e funcionários.

 

Para utilizar esse serviço, é necessário:

Ter a referência completa: autor, título do artigo, título do periódico, volume, número, ano e páginas do artigo;

Dirigir-se a bibliotecária para solicitar o material. O preço das cópias varia de acordo com o sistema que for utilizado.

A biblioteca aceita doações de livros e materiais bibliográficos. O doador será notificado que o material poderá ou não ser incorporado mediante a Política de Aquisição e Desenvolvimento do Acervo.

Confira o tutorial clicando aqui.