Apresentação – Iniciação Científica

O mundo atual é marcado pelo dinamismo e uma escalada acelerada pela busca do conhecimento nas mais diversas áreas do saber, tornando o ensino tradicional, baseado na transmissão do conhecimento, uma forma ineficaz de aprendizado.

É necessário que a universidade atual estimule seus estudantes a serem protagonistas no processo de aprendizado, estimulando-os  a construir seu próprio saber, tornando-os capazes de buscar conhecimentos e aplicá-los no seu contexto de formação e atuação. Assim, o desenvolvimento de atividades de pesquisa direcionadas para solução de problemas e busca de conhecimento da realidade em que se está inserido é uma importante ferramenta no processo de formação dos discentes, contribuindo para formação de cidadãos e profissionais preparados para atuar em uma sociedade em constante mudança.

Neste sentido a FAVAG (Faculdade Vale do Gorutuba) entende que o envolvimento dos discentes com atividades de pesquisa em suas áreas de formação é um importante caminho para se ter uma formação profissional de  qualidade, bem como uma forma de despertar e estimular alunos com perfil  para a pesquisa.

O que é a Iniciação Científica:

A iniciação científica é uma atividade de pesquisa. Objetiva despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação,  que, orientados por pesquisador qualificado, adquirem aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, sendo estimulados ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa (RN-CNPq n.º 17/2006).

Quem pode participar:

Qualquer estudante regularmente matriculado em algum curso na FAVAG, que queira desenvolver uma pesquisa em algum tema pode participar da Iniciação Científica.

Como participar:

Inicialmente é necessário procurar um professor do curso que tenha disponibilidade para orientar e que domine o tema que você tenha interesse em trabalhar. Ele será seu professor orientador, e irá ajuda-lo a pensar o projeto e conduzir a correta iniciação científica, mostrando como realizar a pesquisa, sendo seu tutor em todos as etapas da pesquisa científica.

Depois do projeto construído, basta cadastrar na Coordenação de Iniciação Científica da FAVAG, desenvolver a pesquisa, escrever o artigo científico com os resultados e encaminhar para Coordenação de Iniciação Científica da FAVAG, que emitirá o certificado de participação na iniciação científica.

Como concorrer à bolsa de iniciação científica:

É divulgado anualmente o edital de iniciação científica na FAVAG, com  seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (PROIBIC/FAVAG), onde o aluno pode concorrer a bolsas de iniciação científica, pelo projeto aprovado pelo professor do curso. Caso não recebe a bolsa o projeto pode ser desenvolvido, desde que com a concordância do orientador, sendo enquadrado no Programa Voluntário de Iniciação Científica. Atendidas as exigências do edital, serão certificados como os demais.

Quais os benefícios para quem participa de pesquisa científica:

Os alunos envolvidos em pesquisa científica, além de ampliar seus conhecimentos na área de formação, serão mais organizados e desenvolverão habilidades como a comunicação, escrita científica, busca de informação, desenvolvimento de senso crítico, maior capacidade de compreensão dos fatos, autonomia no processo de construção do conhecimento. Também terão compreensão do universo da pesquisa científica em sua área de atuação, além de desenvolver o seu currículo Lattes, ampliando suas chances de ingressar em cursos de pós-graduação.

MENU PRINCIPAL